Artigo – Construindo um compressor

Autor : Juliano Pereira dos Santos

Materiais Utilizados

01 Inalador. Pode ser de qualquer marca, mas prefira aqueles com garantia e de boa qualidade, como por exemplo, os inaladores da NS. Eles têm 02 anos de garantia.

01 Filtro de Combustível para Fusca (deve-se usar o do Fusca, pois a medida dos encaixes das mangueiras é ideal.)

01 mangueira de ar. No meu caso, eu comprei um aerógrafo Lince-AL3, e nele veio uma mangueira que serviu perfeitamente.

01 Aerógrafo. Dê preferência também para aerógrafos dupla ação e com alimentação por gravidade, ou seja, que o copinho de tinta fique em cima do aerógrafo. Eu comprei o Lince-AL3 e estou extremamente satisfeito.

03 Presilhas “Enforca gato”. Preferi usar este tipo de presilhas, pois é de fácil troca e custo muito baixo.

Primeiramente, eu juntei todo o material e vi o que dava pra fazer. E tive uma surpresa! É praticamente plug-and-play.

O Kit Inalador

No mercado existem 03 modelos de inaladores da NS. O InalaMax, InalaMax Plus e o Inalar Compact. Os motores dos 03 inaladores é o mesmo, o que muda é o desing.

Procurei aqui na minha cidade e comprei o Inalar Compact, ao custo de R$ 109,00. O InalaMax encontrei por 129,00 e o InalaMaxPlus por 179,00.

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Eis meu amigo inalador

 

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A mangueira do inalador, que acompanha o produto

O Kit Aerógrafo Lince.

Comprei o Kit Lince-AL3, que vende na loja virtual da WebKits. Ele veio com o aerógrafo e mais a mangueira de conexão.

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Montagem:

Primeiro removi a ponta de conexão do compressor da mangueira que veio com o aerógrafo. Ela é rosqueada e de fácil desmontagem.

Portanto sobrou a mangueira somente.

O próximo passo foi instalar o filtro de gasolina na mangueira. O filtro serve para ajudar a estabilizar o ar que sai do inalador, para ele não chegar pulsando, e também para reter a umidade do ar.

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Cortei cerca de 20cm da mangueira da extremidade oposta que é conecta ao aerógrafo e encaixei o filtro de gasolina. O filtro não entra sem antes pegar um alicate e apertar um pouco as bordas da mangueira para amolecê-la. Após fazer isso ele já encaixa sem problemas.

Nesse passo deve-se verificar a indicação do sentido de fluxo do filtro. Ele possui uma flecha indicando de que lado que é a entrada e a saída, no nosso caso, do ar.

Após conectar o filtro, fixei os encaixes usando as presilhas.

Agora se deve fixar a mangueira do inalador à mangueira do aerógrafo. As pontas da mangueira do inalador estão demonstradas ao lado. Esta é a Ponta conectada ao inalador.

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Esta é a ponta que irá conectar na mangueira do aerógrafo.

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Para conectar a mangueira do Inalador à mangueira do aerógrafo basta encaixar e fixar com a presilha.

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Aqui uma foto mais aberta do conjunto. Repare a distância de 20cm da mangueira do aerógrafo.

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Pronto, o conjunto está montado e pronto para ser utilizado.

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Custo da Montagem:

• 01 Inalador NS, modelo Inalar Compact: R$ 109,00.
• 01 Filtro de Gasolina para Fusca, marca Vox Filter: R$ 4,00.
• 01 Aerógrafo Lince AL-3: R$ 220,00.
• 10 minutos gastos: Pagos pelo prazer e satisfação de ver a coisa funcionar muito bem.
• Total: R$ 333,00

Importante! Como o aerógrafo é feito para ser utilizado com um compressor com cilindro de armazenagem, não pode deixar o Inalador ligado por muito tempo com o aerógrafo fechado, pois pode sobrecarregar o circuito e estragar o Inalador ou soltar as mangueiras.

O filtro de ar deve ser trocado depois de um tempo também. Acredito que por volta de 06 em 06 meses, principalmente se você morar em uma região com alta umidade do ar.

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Eu, porém, ao invés de utilizar um filtro de combustível de automóvel, com vistas à filtragem de umidade, preferi, para equalizar o ar, construir um reservatório, valendo-me de uma garrafa de água, verde, da marca São Lourenço. Para isso, fiz dois furos na tampa da garrafa, na qual inseri as mangueiras de entrada e saída do ar, e cuidei de vedar bem os orifícios com silicone, preenchendo o interior da tampa, por inteiro, com silicone. Para o controle da umidade, revesti o interior da garrafa com um bom punhado de lã de vidro, que consegui, gratuitamente, numa loja de manutenção de fogões e geladeiras.

Apesar de eu me valer, hoje, de um compressor feito com motor de geladeira (artigo a ser abordado oportunamente), eu ainda tenho o meu compressorzinho aqui, em pleno estado de funcionamento. E ele, perfeitamente, dá conta do recado.

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